sábado, 22 de janeiro de 2011

Suspiros de pureza e felicidade

Apesar de o dia estar meio nublado, com algumas gotas leves de água a cair de vez enquanto, mas com freqüentes raios de sol após cada levada de gotas; ela amanhecera com a sensação de meio de primavera, sol, ventinho gostoso nos cabelos, cheirinho de jasmim pela casa, ainda que não tivesse nenhum jasmim nas redondezas de sua casa. Diferentemente dos dias que haviam passado, naquela manha acordara com um sorriso diferente, livre.
Levantou-se da cama, foi escovar os dentes, lavar o rosto, todo aquele ritual rotineiro, mas o sorriso continuava resplandecendo em sua face. Como não é adepta de cafés da manhã requintados, fartos, tomou o seu leite com mel e foi sentar-se no sofá, mexeu, remexeu, não estava confortável, deitou-se. Na televisão passava algum programa que ela não conseguia lembrar, deveria ser desenho.
Deitada começou a pensar na vida até ali, pensou em como estava sendo injusta consigo mesma, com certeza as coisas não estavam acontecendo como ela sonhara, os caminhos definitivamente não eram os errados, as companhias é que eram as pragas que insistiam em estragar sua visão. Embora com dores, dificuldades, muitos momentos de completo cansaço e vontade de desistir da vida, ela lembrou-se que por mais que a vida não acontecesse da maneira como ela queria, ela definitivamente estava onde queria e deveria estar.
A família  muitas vezes não era uma das melhores, mas era a sua família, seu porto, seu conforto; dos amigos, muitos ficaram para trás, provaram não ser dignos de sua amizade, mas ficaram os melhores, surgiram novos, raros, dignos de colecionadores, caros ao seu coração; da vida profissional, foi difícil se encontrar naquele lugar, mas tudo estava caminhando para dar certo; dos amores, era melhor esquecê-los, sofrera muito, mas graças a tanto sofrimento, amadurecera, crescera, agora era uma grande mulher, admirada por muitos, mas principalmente por ela; da religião, ainda que com muitas dúvidas, sabia que estava no caminho certo.
Não foi fácil chegar até aquela manhã, mas havia conseguido, estava ali, tranqüila, estranhamente tranqüila, com o coração aberto, aconchegante, calmo, puro. Feliz, completamente feliz... e ainda faltava muito para o dia terminar. Saiu...

"Como se tivesse retomado a um anterior estado de pureza depois de muitas marcas." Caio Fernando Abreu

2 comentários:

  1. E o que ela fez quando saiu ? Digo ela continuou achando que tudo era perfeito porque fora difícil chegar até ali ? Ou ela saiu em busca de novos rumos, amigos, amores, desilusões ? As desilusões tão necessárias para que tenhamos vontade de recomeçar, buscar novos rumos ... O que ela fez no restante do dia ? e no resto dos outros dias ? Saiu e foi pra onde ?

    ResponderExcluir
  2. AS dificuldades continuaram, a vida não melhorou muito daquele momento em diante, mas já que não dava para ficar se lamentando era melhor seguir a vida e aproveitar este momento de pureza, alegria, de liberdade. Ela vai continuar vivendo, sofrendo, aprendendo. O restante da história ainda esta para acontecer, para ser escrita, enquanto isso, a gente vai vivendo rsrsr

    ResponderExcluir